terça-feira, 13 de maio de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO RECOLHE LEITE COOLAPA DE ESTABELECIMENTOS. Laudo aponta adição de cloreto e soro

Nossa cidade poderá enfrentar mais uma crise econômica. Desta vez a bola é a Coolapa.
Hoje o Ministério Público notificou toda a imprensa e os comerciantes de Paraíso que comercializam o leite Coolapa, que retirassem de circulação o leite pasteurizado que estivesse à venda. Representantes do MP levaram notificações em cada um dos comerciantes.
Segundo o MP, e o laudo que foi divulgado, demonstra que o leite estava tendo adição de soro.
Por telefone tentei contato com o Ministério Público, que desde o ano passado vem investigando o produto. 
Na época, denúncias davam conta de que estava sendo colocado no produto cloreto e soro.
Amanhã, tentarei contato mais aprofundado sobre o assunto e irei atualizando o blog para meus leitores.
É bom lembrar, que a decisão é apenas referente ao leite Coolapa e não aos outros produtos da Cooperativa. 
Tentei também contato com o departamento jurídico da Cooperativa mas não tive sucesso até este momento.
Provavelmente amanhã, como é de circulação o Jornal do Sudoeste e também a TV Sudoeste devem trazer detalhes do caso. 
Como ainda estou em repouso de minha cirurgia tentarei ir atualizando com novas informações.

ADVOGADO DA COOLAPA DIZ QUE DECISÃO DO MP FOI PRECIPITADA E QUE COOPERATIVA TINHA QUE TER TIDO O DIREITO DE DEFESA

Em contato telefônico agora a pouco com o advogado da Coolapa, Dr. Guilherme Bastos, o mesmo demonstrou tranquilidade na questão envolvendo a decisão do Ministério Público de tirar de circulação o produto Leite Coolapa de São Sebastião do Paraíso e região.
Segundo Guilherme, a Cooperativa foi notificada ontem (13/04/2014), após decisão cautelar do MP, de decisão investigativa em forma de processo administrativo, depois que uma denúncia anônima foi feita contra a Coolapa. 
O advogado lembrou que teve acesso aos laudos somente hoje (14/05/2014) e entende que o posicionamento do Ministério Público sobre a denúncia e sobre as questões envolvendo as análises, sem direito de defesa e acompanhamento por parte da Cooperativa, de como foi feito a coleta do leite deste lote específico, é considerada um procedimento precipitado pelo jurídico da empresa, até porque a Cooperativa, teria que ser ouvida e ter o direito de defesa, o que não ocorreu segundo Guilherme.
Guilherme ainda lembrou que os produtos Coolapa, no caso principalmente o leite Coolapa, passa diariamente por três análises, todas acompanhadas por representante do Ministério da Agricultura que já fez o esclarecimento hoje no MP de que não existe irregularidades comprovadas pelo órgão junto ao Leite Coolapa. “Já vamos apresentar as contra provas das análises e comprovar a propriedade e qualidade do leite Coolapa” informou Guilherme.
Ainda durante a entrevista, Guilherme Bastos disse que vai lutar para mostrar a verdade imediatamente e que não descarta, embora já exista um contato da Cooperativa com o MP, a possibilidade de buscar apoio do judiciário através de um mandato de segurança para reestabelecer esta verdade.
O advogado insistiu que a Cooperativa em momento algum teve a oportunidade de acompanhar o procedimento de análise de seus produtos, e o que causa estranheza, é o fato de que nas análises internas da Cooperativa, com o acompanhamento do Ministério da Agricultura, referente ao mesmo lote que foi analisado pelo MP, não se encontrou nenhuma variação à proposito de qualquer componente do leite. “Não há variação por exemplo na quantidade de soro nem sódio no produto, todas as análises mostram que os componentes do leite, estavam como estão até mesmo nos dias de hoje dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura. O representante do Ministério da Agricultura tem acompanhado toda a produção e prestou esclarecimentos de que não existem irregularidades no produto. A diretoria se pauta por produzir um leite de qualidade para ser colocado ao consumo da população” reforçou.

NOTA OFICIAL DA COOPERATIVA


De forma oficial, a mensagem da diretoria é de que os consumidores podem ficar absolutamente tranquilos em relação aos produtos da Cooperativa. A Coolapa ressalta que não medirá esforços para demonstrar tanto ao MP, quanto à sociedade, a regularidade de seus produtos, de maneira que quando tudo estiver resolvido, buscará através das vias próprias o ressarcimento dos prejuízos que estão sendo contabilizados ao nome e imagem da Cooperativa, que a duras penas, graças ao sacrifício de todos os cooperados ao longo de sete décadas conseguiram realizar com a cooperativa.

OPINIÃO.

Olha, agora vou entrar em contato com o Ministério Público e perguntar o porque a Cooperativa não teve o direito de acompanhar o recolhimento do leite após tal denúncia, vou perguntar também o porque não foi dado o direito de defesa antes que se colocasse o nome da instituição desta maneira, até mesmo para que não houvesse qualquer dúvidas em relação à decisão e vou atrás também do representante do Ministério da Agricultura que fiscaliza os produtos da Coolapa para que ele responda o porque tal situação chegou a este ponto já que o advogado da empresa Guilherme Bastos garante que os laudos do Ministério da Agricultura ratificam a qualidade do produto Leite Coolapa. Vou deixando meus leitores informados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário