quarta-feira, 19 de março de 2014

DENÚNCIA: Prédio no centro da cidade está infestado de mosquito da dengue e diversos insetos

Ontem saímos para fazer uma reportagem, eu e Edson Borges, para edições especiais que vamos começar a realizar na TV Sudoeste, para toda semana apresentar à nossa sociedade e a primeira pauta foi para prédios abandonados na cidade e fomos de cara ao Instituto Monsenhor Felipe, um local que foi condenado no começo do ano por vistoria feita pela prefeitura e até o momento nenhuma solução foi dada ao local, sequer a limpeza é feita.
Ao chegarmos no local já encontramos o portão aberto e como todos sabem que a curiosidade sempre matou o gato, entramos no local e para nossa surpresa, encontramos um verdadeiro caso de saúde pública registrado e urgentemente a ser resolvido. Enquanto estamos vivenciando crises em municípios para o controle da Dengue, em Paraíso no prédio do Instituto, não é muito difícil encontrar água parada e fedida, fedida mesmo gente. O imóvel pertence à Mitra Diocesana de Guaxupé e está sob a responsabilidade da paróquia da Abadia em Paraíso, mas tem a prefeitura de nosso município responsabilidade em acionar os proprietários para o risco que o prédio está oferecendo às pessoas e interditar o local.
Lá registramos piso completamente condenado, com vários locais entrando água em grandes proporções, forro caindo, telhas se soltando e voando com o vento, caruncho, piolho de pombos, pulgas. No pavimento superior, uma verdadeira mazela. Fezes de aves, água parada, mosquito da dengue, ratos, pombos mortos, aranhas, livros abandonados, móveis e pasmem senhores, crianças brincando no local, isso mesmo, duas crianças que me disseram que vão diariamente brincar no local.
O prédio do Instituto Monsenhor Felipe é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de São Sebastião do Paraíso, através do Decreto Municipal 3570, de 9 de janeiro de 2009, ou seja, a prefeitura ao realizar tal situação passa também, mesmo que indiretamente, ter responsabilidade no local.
A partir desta reportagem especial que fizemos, vamos buscar respostas para a questão. O que vão fazer com este prédio? A prefeitura vai fazer a desapropriação do mesmo? A Mitra Diocesana, dona do prédio vai se manifestar a respeito? Vai ficar da forma que está lá? Se sim, é interessante que seja feito algo na vizinhança até mesmo para preservar a saúde das pessoas que trabalham lá perto, ou nossas autoridades vão continuar com o bla bla bla de sempre?
As fotos a seguir mostram o descaso e te convido a assistir a reportagem na TV Sudoeste que fizemos.

Acompanhe a reportagem pelo link https://www.youtube.com/watch?v=VamBx40Z80o









Um comentário:

  1. Isso e uma vergonha, um predio deste tamanho perdido,jogado ao tempo!
    O mais engraçado é,a prefeitura com tantos pontos alugados,para colocar secretaria disso,secretaria daquilo,sendo q ah este predio parado..Isso e muito interessante .....Ah Parado não, criame de pombos e doenças,ta servindo so para isso..

    ResponderExcluir