segunda-feira, 10 de junho de 2013

Bastidores políticos

Bastidores políticos

Conferência Municipal de Educação I
Hoje ocorreu a Conferência Municipal de Educação. Foi tratado diversos assuntos no evento e fiquei feliz em mesmo tendo poucas pessoas, cerca de 60, participando da análise do PNE (Plano Nacional de Educação), pude presenciar durante grande parte do evento que os debates foram amplos, dentro de uma democracia a ser copiada por muitos e principalmente pelo respeito da secretária de Educação Regina Márcia com todos que ali estavam.

Conferência Municipal de Educação II
Uma coisa que me chamou a atenção foi a falta de representação das escolas estaduais no evento. Em diversos momentos era necessário uma opinião mais conhecedora das políticas estaduais e não tinha ninguém representando. Para nós que discutimos o Plano de Educação que vai direcionar os próximos 10 anos da Educação Nacional não ter representante das escolas estaduais foi no mínimo deselegante e falta de compromisso com a Educação.

Conferência Municipal de Educação III
Outra ausência sentida no evento foi dos vereadores. Apesar da visita rápida da vereadora Dilma da Aviação, muitos questionaram o porque não estavam presentes vereadores no evento, já que a discussão era sobre um tema importante, Educação nos próximos 10 anos, e sabemos que os vereadores são os representantes do povo e consequentemente não participaram ficaram sem saber os rumos e não puderam verificar o quanto de leis eles poderiam propor na câmara para melhorar a Educação do Município. Já não participaram da Conferência das Cidades, agora não foram na Conferência de Educação, é sempre bom lembrar que dia 25, 26 e 27 tem a Conferência

Surpresa I
O Secretário de Ciências e Tecnologia Cícero Barbosa anunciou no fim de sua apresentação na Conferência que o prefeito Reminho irá transferir nos próximos dias sua secretaria para o anexo onde hoje funciona a Secretaria de Saúde dentre outros segmentos da prefeitura. Segundo Cícero o prefeito quer fazer do local um grande complexo educacional para cursos tecnológicos. Na hora que perguntei para onde iria a Secretaria de Saúde e depois de muitas risadas, Cicero desconversou e disse não saber. Soube apenas informar que um prédio logo atrás das lojas Micalce, onde era antigamente uma loja de informática irá abrigar alguns setores que hoje estão no anexo.

Surpresa II
Cícero anunciou também que a estadualização da Fesp de fato irá acontecer em breve e que o projeto já está na Assembléia de Minas. Lembrou o secretário que já existe um compromisso do Governo do Estado em implantar 5 cursos de graduação na cidade. Citou que os cursos de Psicologia e Educação Física estariam já praticamente confirmados.

Surpresa III
O secretário disse ainda que o local que vai abrigar um braço da FESP será o instituto Monsenhor Felipe. Que o Município irá se reunir com Dom José Lanza para "assumir" a restauração e reforma e colocar no local a FESP Paraíso.

Dulcinéa
Após declaração do secretário de ciência e tecnologia Cícero Barbosa de que sua secretaria iria ficar no local onde hoje está a secretaria de saúde, liguei para a secretária Dulcinéa que estava em viagem e disse que não sabe nada sobre o assunto e que o prefeito ainda não falou nada com ela sobre qualquer eventual mudança de local. Dulcinéa brincou ao telefone dizendo que a saúde deve ir para onde está a secretaria de Cícero Barbosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário